Queer Lisboa 2014 — Shorts 5
- 1. PRIDE (Pavel G. Vesnakov)
- 2. NEO JOE POP (Daniel Pinheiro)
- 3. LINDA, UMA HISTÓRIA HORRÍVEL (Bruno Gularte Barreto)
- 4. THIS IS THE WAY (Giacomo Abbruzzese)
- 5. SIMPLE (Markus Wende)
De forte carga dramática, alicercada numa paleta de cores frias e saturadas tal como os sentimentos invocados pelo filme, a essência da narrativa reside inteiramente na exposição de um choque geracional, à mesa de jantar, entre a fúria destruidora e alcoólica de um avô e a revolta contida do neto que vê a sua sexualidade devassada por retrógadas asserções. No entanto, a moral conservadora do patriarca da família conhecerá duro revés nos últimos cinco minutos de PRIDE, cujo final em aberto demonstra uma capacidade de despedaçar antecipações como só o formato da curta-metragem sabe executar.
Powerfully dramatic, based on a cold and saturated color palette as the feelings invoked by the film, the main narrative lies entirely on a generational clash, at a dinner table, between the grandfather's destructive and alcoholic anger and the contained insurrection by grandson whose sexuality is being probed by old-fashioned assertions. However, the patriarch's conservative morality will meet a huge setback in the last five minutes of PRIDE, in a open ending that fully demonstrates the unique capacity of the short film format to smash the audience's forethoughts.
Um estudo experimental sobre o corpo masculino, com "cameo" de Joe Dallesandro durante a sua participação em FLESH, de Andy Warhol, pelo meio, que mantém as atenções por intermédio do apurado trabalho visual que ostenta.
An experimental essay on the male body, with a Joe Dallesandro cameo of the actor's presence in Andy Warhol's FLESH in the middle, that holds our attention through its raised visual work.
O reencontro entre uma mãe e o seu filho (Sandra Dani e Rafael Régoli, impecáveis), e do diálogo que ambos encetam durante grande parte do filme, culmina com um twist final — que pode ou não ser de cariz queer — revelador de genuína segurança dramática por parte do realizador Bruno Gularte Barreto.
The reunion between a mother and her son (Sandra Dani and Rafael Régoli, both flawless), and from the conversation in which both engage, meets its climax in an ending plot twist — which may or may not be queer in its core — that reveals Bruno Gularte Barreto's assured dramatic control.
As novas filosofias familiares e de estilos de vida, muitas vezes influenciadas pela aceitação ocidental das várias formas de orientação sexual, constituem o principal tema do documentário de Giacomo Abbruzzese, personificando-o através da história singular por detrás da concepção de Joy, que se auto-denomina "única no mundo". Título perfeito para longos debates sobre pluriparentalidade.
The philosophy behind new families and lifestyle choices, often influenced by a Western acceptance to the diversity of sexual orientations, is the main subject of Giacomo Abbruzzese's documentary, personifying it through the story of Joy's peculiar fostering, who proclaims herself as a "one of a kind". A perfect title for a wide range of debates over the subject of pluri-parenting.
Toda a gente tem o direito à sua opinião — e, segundo a célere e humorística atmosfera de SIMPLE, o sexo não é excepção.
Everyone is entitled to their opinion — and, according to the speedy and humorous atmosphere of SIMPLE, sex is no exception.
Comentários
Enviar um comentário