LA DANZA DE LA REALIDAD (2013, Alejandro Jodorowsky)
Uma autobiografia surreal.
Vinte e cinco anos após SANTA SANGRE, LA DANZA DE LA REALIDAD situa-nos rapidamente em "território Jodorowsky": os traços de uma autobiografia surreal misturam-se com visões de regimes políticos passados e presentes, perspectivas religiosas e uma crítica social sedeada no burlesco mais comedido da carreira do realizador chileno. Embora Jodorowsky nunca tenha sido cineasta de temática isolada, esta renúncia estética acaba por molestar LA DANZA DE LA REALIDAD quando analisado no seu conjunto. O seu ambíguo plano final, convidativo a diversas interpretações sobre o futuro do próprio realizador, não eleva a descodificação do filme a um veredicto de obra ímpar contemporânea. Os fãs indefectíveis, contudo, terão aqui um dia em grande.
Vinte e cinco anos após SANTA SANGRE, LA DANZA DE LA REALIDAD situa-nos rapidamente em "território Jodorowsky": os traços de uma autobiografia surreal misturam-se com visões de regimes políticos passados e presentes, perspectivas religiosas e uma crítica social sedeada no burlesco mais comedido da carreira do realizador chileno. Embora Jodorowsky nunca tenha sido cineasta de temática isolada, esta renúncia estética acaba por molestar LA DANZA DE LA REALIDAD quando analisado no seu conjunto. O seu ambíguo plano final, convidativo a diversas interpretações sobre o futuro do próprio realizador, não eleva a descodificação do filme a um veredicto de obra ímpar contemporânea. Os fãs indefectíveis, contudo, terão aqui um dia em grande.
A surreal autobiography.
Twenty five years after SANTA SANGRE, LA DANZA DE LA REALIDAD (a.k.a. THE DANCE OF REALITY) places us directly in "Jodorowsky land": the explanation of a surreal autobiography quickly merges with visions of past and present political regimes, religious insights and social criticism housed in the most soft burlesque of the chilean filmmaker's career. Although Jodorosky has never been a one-theme only director, this aesthetic resignation ends up hurting LA DANZA DE LA REALIDAD in its whole. The movie's final and ambiguous shot, with plenty of interpretations about the future of the director to be made, does not bring to mind the verdict of an exceptional contemporary work. Die-hard fans, however, will have a field day with this.
Twenty five years after SANTA SANGRE, LA DANZA DE LA REALIDAD (a.k.a. THE DANCE OF REALITY) places us directly in "Jodorowsky land": the explanation of a surreal autobiography quickly merges with visions of past and present political regimes, religious insights and social criticism housed in the most soft burlesque of the chilean filmmaker's career. Although Jodorosky has never been a one-theme only director, this aesthetic resignation ends up hurting LA DANZA DE LA REALIDAD in its whole. The movie's final and ambiguous shot, with plenty of interpretations about the future of the director to be made, does not bring to mind the verdict of an exceptional contemporary work. Die-hard fans, however, will have a field day with this.
- . Ficha Técnica / Credits:
Realização e Argumento / Directed and Written by | Alejandro Jodorowsky | ||
Produção / Produced by | Moisés Cosío, Alejandro Jodorowsky, Michel Seydoux | ||
Fotografia / Cinematography by | Jean-Marie Dreujou | ||
Música / Music by | Adan Jodorowsky | ||
Elenco / Cast | Brontis Jodorowsky (Jaime), Pamela Flores (Sara), Jeremias Herskovits (Alejandro as Child), Alejandro Jodorowsky (Alejandro as an Adult), Bastián Bodenhöfer (Carlos Ibáñes), Adan Jodorowsky (Anarchist), Axel Jodorowsky (Theosophist) | ||
Ano / Year of release | 2013 | ||
País / Country | Chile | France |
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