FESTin 2014 — Short Film Competition: Part II

Na sessão 4 da Competição de Curtas-Metragens do FESTin 2014, foi o Brasil (novamente) a fazer as honras de proporcionar os melhores momentos de ficção sucinta mas sentimentalmente precisa e, a espaços, de maior originalidade narrativa e cinematográfica.

Baseado num conto de Mia Couto, ALACANTO (Arturo Sabóia) ocupa lugar seguro entre os melhores títulos em Competição observados, por este espaço, durante o FESTin 2014. Ancorado nas sólidas interpretações de Léa Garcia e Luiz Carlos Vasconcelos (rostos conhecidos do público português pelas suas presenças em produções televisivas brasileiras), o maior encanto do filme reside na revelação convincente, pesarosa e fascinante de amor materno, assim como da tolerância demonstrada por quem se vê enredado na inesperada obrigação de manter acesa uma esperança de reencontro.



Embalado por uma fluída direcção de fotografia e pela voz-off do actor Milhem Cortaz, SATÚRNICA proporciona-nos uma atmosférica e singular história sobre maturidade e romance, plena de um realismo mágico que faz, surpreendentemente, justiça a uma longa tradição literária e audiovisual que tem explorado, amiúde, a relação entre amor e oculto. Uma agradável e recomendada surpresa.



Os méritos visuais e narrativos de KALI, O PEQUENO VAMPIRO (Regina Pessoa) não são novidade para quem tem acompanhado o trabalho da sua realizadora, a qual tem desenvolvido um percurso único (e demasiado intervalado, na nossa opinião) no seio do panorama do cinema de animação português. Aqui, Regina Pessoa acentua, simultaneamente, o culminar e a inovação — o vermelho surge, pela primeira vez, junto do seu característico preto-e-branco — de uma assinatura estética assente em temáticas como a angústia infantil e o universal receio da solidão.



Os pontos fracos da sessão 4 de Curtas-Metragens surgiram nos olvidáveis AMOR PROIBIDO (Maciel Brum), produto de qualidade telenovelesca e pouco subtil sobre descoberta de orientação sexual, e EROTICON (Ernesto Pinto), híbrido de thriller de ficção-científica com uma gritante ausência (não se entende quem ameaça quem, quem luta por quê, quem imita quem...) de linha orientadora no argumento e seu sentido visual.

Classificações individuais
  • KALI, O PEQUENO VAMPIRO


  • AMOR PROIBIDO


  • ACALANTO


  • SATÚRNICA


  • EROTICON

Comentários