EDUCAÇÃO SENTIMENTAL (2013, Júlio Bressane)
O "museu das sensibilidades perdidas".
Só por lapso se poderá considerar EDUCAÇÃO SENTIMENTAL como filme em que a palavra (não obstante o desempenho de Josi Antello ser um exemplo de aprimorada dicção em Português) é dona e senhora. Pelo contrário, Júlio Bressane constrói um fresco sobre uma gramática e sensibilidade fílmicas que os tempos actuais tornaram anacrónicas, mas totalmente reveladoras do modo como o Cinema se distingue de outras formas artísticas. O experimentalismo abunda, e nem sequer falta a exaltação da película como formato por excelência para a arte da imagem em movimento.
Só por lapso se poderá considerar EDUCAÇÃO SENTIMENTAL como filme em que a palavra (não obstante o desempenho de Josi Antello ser um exemplo de aprimorada dicção em Português) é dona e senhora. Pelo contrário, Júlio Bressane constrói um fresco sobre uma gramática e sensibilidade fílmicas que os tempos actuais tornaram anacrónicas, mas totalmente reveladoras do modo como o Cinema se distingue de outras formas artísticas. O experimentalismo abunda, e nem sequer falta a exaltação da película como formato por excelência para a arte da imagem em movimento.
The "museum of lost sensitivities".
Only by mistake can we consider EDUCAÇÃO SENTIMENTAL (a.k.a. SENTIMENTAL EDUCATION) as a verbose movie (although Josi Antello's performance is a remarkable example of portuguese utterance). On the contrary, Júlio Bressane sets up a lively fresco about a grammar and filmic sensibility that, in spite of its anachronistic feel, are absolutely revealing of how Cinema distinguishes itself from other artistic forms. Experimentation abounds, and there is even room for an elevation of film stock as the proper format to the moving image art.
Only by mistake can we consider EDUCAÇÃO SENTIMENTAL (a.k.a. SENTIMENTAL EDUCATION) as a verbose movie (although Josi Antello's performance is a remarkable example of portuguese utterance). On the contrary, Júlio Bressane sets up a lively fresco about a grammar and filmic sensibility that, in spite of its anachronistic feel, are absolutely revealing of how Cinema distinguishes itself from other artistic forms. Experimentation abounds, and there is even room for an elevation of film stock as the proper format to the moving image art.
- . Ficha Técnica / Credits:
Realização / Directed by | Júlio Bressane | ||
Argumento / Written by | Júlio Bressane, Rosa Dias | ||
Fotografia / Cinematography by | Pablo Baião, Walter Carvalho, Rosa Dias | ||
Música / Music by | Guilherme Vaz | ||
Elenco / Cast | Josi Antello (Áurea), Bernardo Marinho (Áureo), Débora Olivieri | ||
Ano / Year of release | 2013 | ||
País / Country | Brasil / Brazil |
Comentários
Enviar um comentário