DEUX JOURS, UNE NUIT (2014, Jean-Pierre & Luc Dardenne)
Um fim-de-semana de luta.
Mesmo que a verve espiritual de Jean-Pierre e Luc Dardenne pareça esbatida em DOIS DIAS, UMA NOITE (a.k.a. DEUX JOURS, UNE NUIT), o cinema de metáfora não é desarmado e conhece aqui outro peso. Nomeadamente, o dilema moral — permitir o despedimento de uma pessoa ou arrecadar um bónus de mil euros? —, no cerne desta narrativa algo previsível, é determinante para as acções da protagonista (a Sandra de Marion Cotillard podia ser uma interessante personagem-tipo dos nossos dias) e uma constante fonte de vivacidade de um dos dramas mais realistas dos irmãos Dardenne.
Mesmo que a verve espiritual de Jean-Pierre e Luc Dardenne pareça esbatida em DOIS DIAS, UMA NOITE (a.k.a. DEUX JOURS, UNE NUIT), o cinema de metáfora não é desarmado e conhece aqui outro peso. Nomeadamente, o dilema moral — permitir o despedimento de uma pessoa ou arrecadar um bónus de mil euros? —, no cerne desta narrativa algo previsível, é determinante para as acções da protagonista (a Sandra de Marion Cotillard podia ser uma interessante personagem-tipo dos nossos dias) e uma constante fonte de vivacidade de um dos dramas mais realistas dos irmãos Dardenne.
The struggling weekend.
Even if Jean-Pierre and Luc Dardenne's spiritual flair looks fainted in TWO DAYS, ONE NIGHT (a.k.a. DEUX JOURS, UNE NUIT), their metaphorical cinema does not get disarmed and gains a whole new burden. Mainly, the moral dillema — allowing a person's unemployment or collecting the thousand euro bonus? —, at the heart of a somewhat predictable storyline, drives the main character's actions (Marion Cotillard's Sandra could become an interesting symbol for our times) and becomes a constant source of liveliness in one of the Dardenne brothers' most realistic dramas.
Even if Jean-Pierre and Luc Dardenne's spiritual flair looks fainted in TWO DAYS, ONE NIGHT (a.k.a. DEUX JOURS, UNE NUIT), their metaphorical cinema does not get disarmed and gains a whole new burden. Mainly, the moral dillema — allowing a person's unemployment or collecting the thousand euro bonus? —, at the heart of a somewhat predictable storyline, drives the main character's actions (Marion Cotillard's Sandra could become an interesting symbol for our times) and becomes a constant source of liveliness in one of the Dardenne brothers' most realistic dramas.
Realização e Argumento / Directed and Written by | Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne | ||
Produção / Produced by | Denis Freyd | ||
Fotografia / Cinematography by | Alain Marcoen | ||
Elenco / Cast | Marion Cotillard (Sandra), Fabrizio Rongione (Manu), Catherine Salée (Juliette), Batiste Sornin (M. Dumont), Pili Groyne (Estelle), Simon Caudry (Maxime) | ||
Ano / Year of release | 2014 | ||
País / Country | Bélgica | França | Itália / Belgium | France | Italy |
Comentários
Enviar um comentário