BOYHOOD (2014, Richard Linklater)
O momento colhe-nos.
No seu complexo e demorado esquema de produção, MOMENTOS DE UMA VIDA (a.k.a. BOYHOOD) assume-se quase como um não-filme: aparentemente sem princípio nem fim, onde o quotidiano dos protagonistas é-nos revelado de modo episódico (nesse sentido, o título português até captura bem a essência do filme) e situações pivotais são apenas fugazmente mencionadas, esta é uma obra que, com maior ou menor carga dramática, coloca definitivamente Richard Linklater como um dos nomes mais influentes do cinema contemporâneo.
No seu complexo e demorado esquema de produção, MOMENTOS DE UMA VIDA (a.k.a. BOYHOOD) assume-se quase como um não-filme: aparentemente sem princípio nem fim, onde o quotidiano dos protagonistas é-nos revelado de modo episódico (nesse sentido, o título português até captura bem a essência do filme) e situações pivotais são apenas fugazmente mencionadas, esta é uma obra que, com maior ou menor carga dramática, coloca definitivamente Richard Linklater como um dos nomes mais influentes do cinema contemporâneo.
The moment seizes us.
With its long and complex production, BOYHOOD almost looks like a non-film: apparently with no beginning or ending, where the revealing of the main characters' daily lives is almost incidental (the portuguese title, roughly translated as Moments Of a Life, actually grabs the movie's essence) and pivotal situations are only briefly mentioned, in a setting that, with more or less heavy drama, places Richard Linklater definitely as one of the most influential talents in modern cinema.
With its long and complex production, BOYHOOD almost looks like a non-film: apparently with no beginning or ending, where the revealing of the main characters' daily lives is almost incidental (the portuguese title, roughly translated as Moments Of a Life, actually grabs the movie's essence) and pivotal situations are only briefly mentioned, in a setting that, with more or less heavy drama, places Richard Linklater definitely as one of the most influential talents in modern cinema.
Realização e Argumento / Directed and Written by | Richard Linklater | ||
Produção / Produced by | Richard Linklater, Jonathan Sehring, John Sloss, Cathleen Sutherland | ||
Fotografia / Cinematography by | Lee Daniel, Shane F. Kelly | ||
Elenco / Cast | Ellar Coltrane (Mason Evans, Jr.), Patricia Arquette (Olivia Evans), Lorelei Linklater (Samantha Evans), Ethan Hawke (Mason Evans, Sr.) | ||
Ano / Year of release | 2014 | ||
País / Country | EUA / USA |
Único, sem sombra de dúvida, mesmo que estivesse à espera de um pouco mais. Mas é daqueles filmes que não há forma de não gostar, parece-me.
ResponderEliminarBom texto, como sempre. :)
Cumprimentos cinéfilos :*
Inês, um dia, ainda lhe dedicarei novo visionamento :) acho que o filme merece.
ResponderEliminarObrigado pelas palavras.
Cumps cinéfilos :*