The Short Guide to 2013 (Part II)

Os melhores filmes de 2013, incluindo as estreias comerciais e o circuito dos festivais em Portugal.

[The best movies of 2013, including commercial releases and the festival circuit in Portugal.]

[Parte I / Part I]

  • 10. THE COUNSELOR (Ridley Scott)


  • Na espiral descontrolada do protagonista em direcção ao Inferno, os inebriantes diálogos de Cormac McCarthy colocam-nos num mundo simultaneamente familiar e surreal, onde nem os "bons da fita" são de confiança. Um desafio cinematográfico para muitos anos de análise.


    In this express elevator to Hell of its lead character, the intoxicating words of Cormac McCarthy places us in a world both mundane and surreal, where not even the good guys are trustworthy. A cinematic challenge for many years of analysis.




  • 9. CAMILLE CLAUDEL, 1915 (Bruno Dumont)


  • A desolação segundo o olhar de Juliette Binoche, enquadrado em mais uma das ambíguas — e mais conseguidas da sua carreira — experiências religiosas de Bruno Dumont.


    The devastation by Juliette Binoche's gaze, according to another ubiquitous — and one of the most achieved — religious experience of Bruno Dumont.




  • 8. DJANGO UNCHAINED (Quentin Tarantino)


  • Numa soberba execução alimentada pela cinefilia do seu autor, é a observação mordaz e violenta sobre a memória de um país em constante gládio com os seus fantasmas, sejam eles "bons, maus e vilões".


    In a superb accomplishment, here is a cinephile fueled, sharp and violent observation about the memory of a country in an everlasting struggle with its own ghosts, whether they are 'good, bad or ugly'.




  • 7. TIAN ZHU DING (Jia Zhangke)


  • No seio do milagre económico Chinês e do seu sentimento nacionalista crescente, há explosões de violência a espreitar em todos os cantos. Talvez o filme mais "sociológico" de 2013?


    Amidst the Chinese economic miracle and of its growing social nationalism, there are savages outbursts lurking around the corner. Is this the most "sociological" movie of the year?




  • 6. GRAVITY (Alfonso Cuarón)


  • Só a desesperada respiração de Sandra Bullock almeja contrariar o silencioso vácuo do espaço, num dos filmes tecnicamente mais virtuosos da década, fortalecendo a crença no poder singular do Cinema enquanto arte sensorial.


    Only the desperate breathing of Sandra Bullock can break the silent vacuum of space, in one of the most technically dazzling movies of the decade, which reinforces the believe of Cinema as a unique sensory art form.




  • 5. MUD (Jeff Nichols)


  • Num dos filmes mais "classicista" do ano, as plácidas paisagens do Mississippi são o cenário perfeito para uma história singular sobre amor genuíno, inocência e maturidade, camaradagem e vingança, sacrifício e heroísmo.


    In one of the most 'classicist' movies of the year, the Mississippi's quiet scenery is the perfect setting for this particular story about true love, innocence and maturity, companionship and revenge, sacrifice and heroism.




  • 4. LA FILLE DE NULLE PART (Jean-Claude Brisseau)


  • Uma narrativa subtil, com repentinas erupções de terror e erotismo, sobre a beleza da contenda entre o cepticismo e a fé espiritual da nossa vida.


    A subtle narrative, with sudden outbursts of horror and erotism, about the beautiful struggle between scepticism and the ghostly faith in life.




  • 3. DUPĂ DEALURI (Cristian Mungiu)


  • "O rancor é cruel e a fúria é destruidora, mas quem consegue suportar a inveja?" (Provérbios 27:4). Acima da censura às consequências nefastas do fervor religioso, são as crenças pessoais do espectador que encontrarão maior desafio.


    'Anger is cruel and fury overwhelming, but who can stand before jealousy?' (Proverbs 27:4). Above the condemnation of the evil consequences of religious fervor, the inner beliefs of the viewer are to be greatly defied.




  • 2. THE ACT OF KILLING (Joshua Oppenheimer, Christine Cynn)


  • A visão de uma consciência total de actos de crueldade revela-se um dos momentos mais pungentes e determinantes do Cinema de 2013. E o "truque" é simples: trata-se de pura realidade, exibida por um documentário revolucionário.


    The sighting of the absolute awareness of cruelty becomes one of the most poignant and definitive moments of 2013 in film. The catch? It is all real, in a game-changer documentary.




  • 1. THE MASTER (Paul Thomas Anderson)


  • Em torno da educação do "animal humano" superiormente encarnado por Joaquin Phoenix, subjaz a abrangente metáfora sobre quase tudo aquilo que construiu as sociedades ocidentais modernas no pós-Segunda Guerra Mundial: realização pessoal e social, conservadorismo e libertinagem, fama controversa e pujança económica, fulgor e depressão.


    Around the education of the "animal human" magnificently played by Joaquin Phoenix, lies the embracing metaphor about almost everything that built the modern western societies after WWII: personal and social fulfillment, conservatism and debauchery, controversial fame and economic strength, vitality and depression.



Comentários

  1. Aqui tens um Top10 literalmente, "para todos os gostos". Alguns dos títulos que referes estão também entre as minhas preferências.

    Cumprimentos cinéfilos :*

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