Queer Lisboa 2014 — Shorts 5



As concepções pós-modernas do universo queer estiveram em destaque no quinto e último dia da Competição de Curtas-Metragens do Queer Lisboa 2014. E foi preciso chegar à derradeira sessão para se apontar PRIDE (na imagem em baixo) como o nosso candidato favorito aos prémios.




The postmodern conceptions of the queer scene were highlighted in the fifth and final day of the Short Film Competition of Queer Lisboa 2014. And we had to reach the festival's last session to point PRIDE (pictured above) as our main candidate for the awards ceremony.

  • 1. PRIDE (Pavel G. Vesnakov)


  • De forte carga dramática, alicercada numa paleta de cores frias e saturadas tal como os sentimentos invocados pelo filme, a essência da narrativa reside inteiramente na exposição de um choque geracional, à mesa de jantar, entre a fúria destruidora e alcoólica de um avô e a revolta contida do neto que vê a sua sexualidade devassada por retrógadas asserções. No entanto, a moral conservadora do patriarca da família conhecerá duro revés nos últimos cinco minutos de PRIDE, cujo final em aberto demonstra uma capacidade de despedaçar antecipações como só o formato da curta-metragem sabe executar.

    Powerfully dramatic, based on a cold and saturated color palette as the feelings invoked by the film, the main narrative lies entirely on a generational clash, at a dinner table, between the grandfather's destructive and alcoholic anger and the contained insurrection by grandson whose sexuality is being probed by old-fashioned assertions. However, the patriarch's conservative morality will meet a huge setback in the last five minutes of PRIDE, in a open ending that fully demonstrates the unique capacity of the short film format to smash the audience's forethoughts.


  • 2. NEO JOE POP (Daniel Pinheiro)


  • Um estudo experimental sobre o corpo masculino, com "cameo" de Joe Dallesandro durante a sua participação em FLESH, de Andy Warhol, pelo meio, que mantém as atenções por intermédio do apurado trabalho visual que ostenta.

    An experimental essay on the male body, with a Joe Dallesandro cameo of the actor's presence in Andy Warhol's FLESH in the middle, that holds our attention through its raised visual work.


  • 3. LINDA, UMA HISTÓRIA HORRÍVEL (Bruno Gularte Barreto)


  • O reencontro entre uma mãe e o seu filho (Sandra Dani e Rafael Régoli, impecáveis), e do diálogo que ambos encetam durante grande parte do filme, culmina com um twist final — que pode ou não ser de cariz queer — revelador de genuína segurança dramática por parte do realizador Bruno Gularte Barreto.

    The reunion between a mother and her son (Sandra Dani and Rafael Régoli, both flawless), and from the conversation in which both engage, meets its climax in an ending plot twist — which may or may not be queer in its core — that reveals Bruno Gularte Barreto's assured dramatic control.


  • 4. THIS IS THE WAY (Giacomo Abbruzzese)


  • As novas filosofias familiares e de estilos de vida, muitas vezes influenciadas pela aceitação ocidental das várias formas de orientação sexual, constituem o principal tema do documentário de Giacomo Abbruzzese, personificando-o através da história singular por detrás da concepção de Joy, que se auto-denomina "única no mundo". Título perfeito para longos debates sobre pluriparentalidade.

    The philosophy behind new families and lifestyle choices, often influenced by a Western acceptance to the diversity of sexual orientations, is the main subject of Giacomo Abbruzzese's documentary, personifying it through the story of Joy's peculiar fostering, who proclaims herself as a "one of a kind". A perfect title for a wide range of debates over the subject of pluri-parenting.


  • 5. SIMPLE (Markus Wende)


  • Toda a gente tem o direito à sua opinião — e, segundo a célere e humorística atmosfera de SIMPLE, o sexo não é excepção.

    Everyone is entitled to their opinion — and, according to the speedy and humorous atmosphere of SIMPLE, sex is no exception.

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