VICTIM (1961, Basil Dearden)
Inocente.
Numa óptica contemporânea, o tratamento da homossexualidade em VICTIM aparentar-se-à tímido e quase inócuo. No entanto, Basil Dearden concebeu, à época da sua produção, um título de genuína importância sociológica no Reino Unido, ponto de partida para a defesa dos direitos sociais, como para a transformação de mentalidades, em relação a cidadãos homossexuais. Para tal, muito contribuiu a dupla natureza fílmica (puro filme noir e indiscutível estudo de personagem, através da total personificação de ambiguidade por Dirk Bogarde) de VICTIM, onde o fascínio e a vontade de mudança nunca se manifestam apartados.
Numa óptica contemporânea, o tratamento da homossexualidade em VICTIM aparentar-se-à tímido e quase inócuo. No entanto, Basil Dearden concebeu, à época da sua produção, um título de genuína importância sociológica no Reino Unido, ponto de partida para a defesa dos direitos sociais, como para a transformação de mentalidades, em relação a cidadãos homossexuais. Para tal, muito contribuiu a dupla natureza fílmica (puro filme noir e indiscutível estudo de personagem, através da total personificação de ambiguidade por Dirk Bogarde) de VICTIM, onde o fascínio e a vontade de mudança nunca se manifestam apartados.
- . Ficha Técnica / Credits:
Realização | Basil Dearden | |||
Produção | Michael Relph | |||
Argumento | Janet Green, John McCormick | |||
Fotografia | Otto Heller | |||
Música | Philip Green | |||
Elenco | Dirk Bogarde (Melville Farr), Sylvia Syms (Laura), Dennis Price (Calloway), Anthony Nicholls (Lord Fullbrook), Peter Copley (Paul Mandrake), Peter McEnery (Barrett) | |||
Ano | 1961 | |||
País | Reino Unido |
Comentários
Enviar um comentário