IDA (2013), Pawel Pawlikowski
Viagem de auto-aprendizagem.
A visão do Inverno europeu iluminado sob um onírico preto e branco, em IDA, remete-nos, de imediato, para influências da Escola de Cinema da Polónia (nomeadamente, alguns títulos de Jerzy Kawalerowicz ou Tadeusz Konwicki) e, nesse ambiente, desenrola-se a observação de "fantasmas" recentes da História do Velho Continente: do Holocausto às purgas Comunistas do pós-Segunda Guerra Mundial, passando pela influência da Igreja Católica, o dilema privado e espiritual da protagonista (Agata Trzebuchowska, surpreendente retrato de contenção) é o mote para a convicção de que a revelação pessoal sobrepõe-se sempre a qualquer miragem tolhida pelo nevoeiro.
A visão do Inverno europeu iluminado sob um onírico preto e branco, em IDA, remete-nos, de imediato, para influências da Escola de Cinema da Polónia (nomeadamente, alguns títulos de Jerzy Kawalerowicz ou Tadeusz Konwicki) e, nesse ambiente, desenrola-se a observação de "fantasmas" recentes da História do Velho Continente: do Holocausto às purgas Comunistas do pós-Segunda Guerra Mundial, passando pela influência da Igreja Católica, o dilema privado e espiritual da protagonista (Agata Trzebuchowska, surpreendente retrato de contenção) é o mote para a convicção de que a revelação pessoal sobrepõe-se sempre a qualquer miragem tolhida pelo nevoeiro.
- . Ficha Técnica / Credits:
Realização | Pawel Pawlikowski | |||
Produção | Eric Abraham, Piotr Dzieciol, Ewa Puszczynska | |||
Argumento | Pawel Pawlikowski | |||
Fotografia | Ryszard Lenczewski, Lukasz Zal | |||
Música | Kristian Eidnes Andersen | |||
Ano | 2013 | |||
País | Dinamarca / Polónia |
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