The Short Guide to IndieLisboa 2016 — Part II
Destaques da Competição Nacional de Curtas-Metragens.
- A GUEST + A HOST = A GHOST (Jorge Jácome)
- ASCENSÃO (Pedro Peralta)
- BALADA DE UM BATRÁQUIO (Leonor Teles)
- CABEÇA D'ASNO (Pedro Bastos)
- CAMPO DE VÍBORAS (Cristèle Alves Meira)
- CHATEAR-ME-IA MORRER TÃO JOVEEEEEM... (Filipe Abranches)
- HEROÍSMO (Helena Estrela Vasconcelos)
- LIVE TROPICAL FISH (Takashi Sugimoto)
- MACABRE (Jerónimo Rocha & João Miguel Real)
- MENINA (Simão Cayatte)
- O DESVIO DE METTERNICH (Tiago Melo Bento)
- SEM ARMAS (Tomás Paula Marques)
- THE HUNCHBACK (Gabriel Abrantes & Ben Rivers)
- TRANSMISSION FROM THE LIBERATED ZONES (Filipa César)
Duchamp formou o jogo de palavras A Guest + A Host = A Ghost, Jorge Jácome continua a associação livre em equações visuais até chegar à solução.
A ascese formal de ASCENSÃO, reduzida a três magníficos planos sequência, combina com a transfiguração mortificada da sua narrativa: o cinema como matéria de milagres.
Tal como os ciganos, os sapos de loiça não passam despercebidos a um olhar mais atento. BALADA DE UM BATRÁQUIO surge assim num contexto ambíguo. Um filme que intervém no espaço real do quotidiano português como forma de fabular sobre um comportamento xenófobo.
Um filme experimental que parte de duas questões: como surge a primeira imagem na nossa cabeça, e quando uma imagem perde o seu significado original e se transforma numa outra coisa.
Em Trás-os-Montes, uma história de mistério e más-línguas durante as festividades dos Caretos.
Tu, pobre soldadinho, vais alegre para a guerra, sem saber que já levas a pétala vermelha que marca os que irão nela perecer. Ela é a morte amarela mostarda que te fará sufocar numa trincheira lamacenta e pestilenta, não sem antes te apresentar a alguns danados que já partiram e lá te esperam nos campos da desolação.
Um rapaz vive, às escondidas da noite, num centro comercial abandonado. Uma rapariga vem visitá-lo, a desolação preenche os espaços vazios.
Takashi Sugimoto, director de fotografia, estreia-se na realização com LIVE TROPICAL FISH, feito de longos planos fixos num preto e branco brilhante.
Um homem tem um acidente de carro num bosque o que o leva a uma casa sombria: MACABRE constrói-se como um delicioso compêndio de situações do cinema gótico.
Durante o Estado Novo, uma "rapariga ideal" começa a suspeitar dos atrasos do marido: um elegante exercício de reconstituição e mise-en-scène.
Leopoldina de Hasburgo viaja para encontrar D. Pedro IV (I do Brasil), mas um paraíso no meio do Atlântico aguarda-a em O DESVIO DE METTERNICH.
Num prédio em ruínas juntam-se uns rapazes, mas a amizade é o elo mais fraco quando se fica Sem Armas.
Baseado num conto de As Mil e uma Noites, THE HUNCHBACK acompanha um programa de reintegração emocional simulando outras épocas e outros géneros cinematográficos.
Nos anos 70, um grupo sueco visitou regiões já livres do colonialismo português. TRANSMISSION FROM THE LIBERATED ZONES recupera as suas imagens e testemunhos e, num exercício performativo, situa-as no presente.
O alinhamento completo da Competição Nacional de Curtas-Metragens do IndieLisboa 2016, que decorrerá de 20 de Abril até 1 de Maio, pode ser consultado no site oficial do Festival.
Comentários
Enviar um comentário