AS MIL E UMA NOITES (2015, Miguel Gomes)



Este país não é para austeros.

Nenhuma crise financeira ou revolta social apresentam somente uma faceta. E, com essa convicção, é no formato adoptado por Miguel Gomes, para esta sua "odisseia" de seis horas, que a trilogia AS MIL E UMA NOITES triunfa por inteiro.
Pelos episódios documentados, recriados ou fantasiados, torna-se óbvio, perante o espectador, o desmedido material de pesquisa à disposição do cineasta. Mas o principal mérito é observar como o real social, o surrealismo depressivo e o onírico se fundem de modo natural, lúdico e perturbador.
Mesmo que Miguel Gomes não evite, a espaços, capitular ao humor de cariz quase pueril (pois queríamos saber mais sobre a sua "fuga à responsabilidade" e menos de "abismos-ismos-ismos"), AS MIL E UMA NOITES é um empreendimento criativo de inegável singularidade.



  • . Ficha Técnica / Credits:
    • RealizaçãoMiguel Gomes
      ProduçãoSandro Aguilar, Thomas Ordonneau, Luís Urbano
      ArgumentoTelmo Churro, Miguel Gomes, Mariana Ricardo
      FotografiaSayombhu Mukdeeprom
      ElencoCrista Alfaiate (Xerazade / Condessa Beatriz), Adriano Luz (Luís/Pai do Bom Ladrão), Rogério Samora (Primeiro-Ministro), Carloto Cotta (Tradutor/Careto/Paddleman), Luísa Cruz (Juíza), Joana de Verona (Vânia / Filha da Juíza), Gonçalo Waddington (Filho Idiota / Vasco), João Pedro Bénard (Humberto), Teresa Madruga (Luísa), Chico Chapas (Simão 'Sem Tripas'/Passarinheiro)
      Ano2015
      PaísAlemanha | França | Portugal | Suíça

    Comentários