3-D RARITIES



O vermelho para o olho direito, o verde sobre o esquerdo.

Pela mão da Flicker Alley e do 3-D Film Archive, 3-D RARITIES — colectânea de curtas-metragens produzidas e exibidas em 3D anáglifo entre 1922 e 1953 — revela-se como um dos lançamentos em Blu-Ray mais essenciais de 2015. De sólido conteúdo recreativo e valor didáctico, os títulos aqui reunidos testemunham, não só, o carácter pioneiro dos profissionais da Sétima Arte nos seus primeiros cinquenta anos, como demonstram o poder de entretenimento que o formato tridimensional encerra.
Mas também comprovam a sua limitação. Os "objectos intimidatórios" que se cercam do rosto do espectador nos testes levados a cabo por John Norling e Jacob Leventhal em 1935, a publicidade da Bolex Stereo 3D em 1952 ou, até, os delirantes trailers de IT CAME FROM OUTER SPACE e THE MAZE, indiciam porque o 3D só conheceu ressurgimento comercial nos anos 2000. Mas podemos sempre maravilhar-nos com as curtas de animação de Norman McLaren (sem dúvida, os melhores momentos desta edição), nomeadamente AROUND IS AROUND (1951), uma breve mas hipnótica maravilha de cor, movimento e profundidade.


The red over the right eye, the green over the left.

Brought to light by Flicker Alley and the 3-D Film Archive, 3-D RARITIES — a collection of 3D short films produced and showned between 1922 and 1953 — comes forward as one of the most essential 2015 Blu-Ray releases. An effort of reliable exhilarating content and educational value, this gathering of features not only prove the pioneering nature of moviemaking in its first 50 years, but also the power of entertainment mustered by the three-dimensional format.
However, it also shows the limitations. The 'intimidating objects' throwned at the viewers in John Norling and Jacob Leventhal's 1935 3D tests, the Bolex Stereo 3D 1952 commercial, or the light-headed trailers for
IT CAME FROM OUTER SPACE and THE MAZE are plain evidences of the reasons why 3D film only met its mainstream resurgence in the 2000s. But it is also possible to get acquainted with Norman McLaren's animated short films — which provide the best moments of this film collection —, specially in AROUND IS AROUND (1951), a brief but hypnotic wonder of color, movement and depth perception.


Comentários