The Short Guide to Córtex 2015 — Part II



Competição Nacional de Curtas-Metragens.


  • TRÊS SEMANAS EM DEZEMBRO (Laura Gonçalves)

  • É uma história pessoal que enaltece os laços familiares, utilizando o sketchbook e a família como referência. Este filme segue um formato diarístico, mostrando diversas situações e eventos que fazem parte da cultura e rotina em Belmonte, durante a época de Natal.


  • A MINHA IDADE (Hugo Pedro)

  • Ana cresceu numa instituição de acolhimento e aos dezassete anos tem ao seu cuidado um dos menores, Leandro, uma criança de dez. Depois de receber uma proposta de apadrinhamento já inesperada por parte de Rita, uma mulher solitária que vem ao seu encontro, Ana procura então separar-se da criança para poder partir.


  • ALDA (Ana Cardoso, Filipe Fonseca, Liliana Sobreiro, Luís Catalo)

  • Alda é uma mulher idosa e solitária, que teve uma história de vida complicada. Perante esta mudança que lhe é imposta, e sem possível fuga, vê-se agredida a si e ao mundo que conhece, não tendo outra alternativa que não seja regressar ao lugar que sempre conheceu, a sua casa.


  • BÉTAIL (Joana Neves de Sousa)

  • BÉTAIL é um documentário experimental sobre o entrelaçamento de corpos e vidas numa quinta de gado. Durante três capítulos, cada um deles focando-se num elemento físico diferente, um nascimento acontece enquanto tem lugar a rotina diária.


  • CABEÇA (Miguel Tavares)

  • Numa tarde de Verão ela disse-me: "está tudo na tua cabeça". Nunca me esqueci, mas...


  • COISA DE ALGUÉM (Susanne Malorny)

  • O Departamento de Perdidos e Achados de Lisboa parece mais uma antiga oficina artesanal do que um escritório. A sua missão é especial: garantir exílio a todos os artigos pessoais perdidos e recolhidos na área da grande Lisboa. O dia-a-dia desta instituição dentro da PSP torna-se um observatório inesperado da dinâmica de perder, achar, possuir e esquecer numa complexa cidade actual.


  • DEDÁLO (Jerónimo Rocha)

  • Dentro do Cargueiro/Refinaria Espacial Dédalo, Siena tenta sobreviver a uma infestação de criaturas diabólicas.


  • ENNUI ENNUI (Gabriel Abrantes)

  • Enquanto a embaixatriz da França no Afeganistão está em plena negociação de desarmamento com um nômade kuchi, a sua filha, Cléo, é sequestrada por um senhor de guerra afegão.


  • FULIGEM (David Doutel, Vasco Sá)

  • É como fuligem que se deposita nas paredes da nossa cabeça. Não a vemos. Já faz parte.


  • FÚRIA (Diogo Baldaia)

  • A agressividade e o desejo de competir fazem parte da infância. No clube de boxe, de um bairro pobre para as crianças vivem a amizade e encontram um espaço onde canalizar uma fúria que tem tanto de violenta, como libertadora.


  • LAZARETO (Diogo Allen)

  • Um registo que se constrói a partir de espaços distintos e habitados por uma comunidade cigana residente no Lazareto, um bairro no interior do país.


  • MIAMI (Simão Cayatte)

  • O sonho de fama de uma adolescente transforma-se numa perigosa obsessão.


  • NÃO SÃO FAVAS, SÃO FEIJOCAS (Tânia Dinis)

  • Conflito geracional de pessoas que vivem do campo, para o campo. A minha avó e eu. 
O confronto da imagem com aqueles nela representados.


  • SONÂMBULOS (Patrick Mendes)

  • Num mundo automatizado, uma fábrica alimenta-se da sua mão de obra.


  • TRIÂNGULO DOURADO (Miguel Clara Vasconcelos)

  • Às portas de Paris, onde o Rio Sena encontra o Marne, Sheylla revela memórias, encontros e sentimentos das viagens que a levaram até ali. Ela prepara-se para partir de novo, mas que direção tomar quando se pode partir em todas as direcções?


O alinhamento completo da programação do Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, que se realiza de 12 a 15 de Fevereiro, pode ser consultado no site oficial do Festival.

Comentários

  1. Já tive oportunidade de ver três dos títulos que aqui listas (Alda, Coisa de Alguém e Ennui Ennui - todas eles bastante bons filmes, onde Alda se destaca). Tenho muita curiosidade acerca das restantes curtas-metragens mencionadas. Espero ter oportunidade de as ver.

    Cumprimentos cinéfilos :*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário